Um pouco sobre nós...
O nome do projeto define a força que nos guia, o nosso trabalho, intenção e crenças. A terra dá tudo. O alimento, a cura, a transformação. E tudo nos chega através dos sentidos: o toque, o som, o olhar, o cheiro, o sabor. Terra é energia vital para nós.
Trabalhamos com a Terra, as Plantas Medicinais e Produtos Naturais, e com as Pessoas. A nossa forma de ser e estar assenta no forte desejo de partilhar o que nos faz bem, o que nos dá saúde e bem-estar, proximidade aos ciclos naturais. Queremos apoiar as pessoas a viver com mais autonomia e autenticidade em conexão à Natureza. Elaboramos produtos naturais de cuidado pessoal diário artesanais e biodegradáveis, e damos formação no âmbito do herbalismo e cosmética natural.
Num futuro próximo a Quinta Sentidos da Terra, sediada na Freguesia de Gomide em Vila Verde (Braga) será um espaço pedagógico com Natureza e muita partilha de saberes e tradições.
Unimos dois continentes, duas culturas ricas na sua biodiversidade: Portugal & Brasil.
E para quem deseja seguir connosco nesta trilha: sê bem-vindo/a!
Olá, eu sou a Sílvia...
Sou natural do Porto, Portugal.
Passei a minha infância na cidade da Maia e uma das pessoas mais presente nela foi a minha Avó Adelina. Com ela aprendi valores importantes e várias mesinhas que me acompanham até hoje. Uma das práticas que me marcou profundamente foi a tintura de eucalipto que lhe trazia um imenso alivio nas fortes dores de coluna.
Formei-me em Engenharia Biológica, fiz mestrado em Química Alimentar e doutoramento na área de Fitoquímica. Além do meu país de origem vivi na Irlanda, no México e Brasil. Diversidade cultural e biodiversidade que marcam.
Fui co-fundadora da marca Natursense (Lençóis, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil) e desenvolvi trabalho na área de saboaria e cosmética natural de 2014 a 2021. Lancei em 2020 o "Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina-Volume I". Dou formação no âmbito de cosmética natural desde 2017.
Olá, eu sou o Lucas...
Sou natural da cidade de Lençóis, situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, Brasil.
Dos 4 aos 13 anos de idade vivi com minha Mãe e irmãos na roça, uma vida de luta mas com muita aprendizagem junto de pessoas da terra. O convívio com meus avós maternos - Avó Veraci e Avô João - e meu Avô Antônio (“avô emprestado”, como chamamos quando não é de sangue) permitiu-me adquirir um conhecimento profundo sobre as plantas e seu cultivo, tudo o que se relaciona com a Natureza. A minha escola é a Vida. Sou bicho do mato, e sou feliz no meio da Natureza. Mexer e trabalhar a terra é uma terapia para mim; a minha conexão direta e verdadeira à essência de tudo.
Sou jardineiro de profissão e um dos maiores desafios neste caminho é mostrar às pessoas que podar com respeito e cuidado é dar força à planta, e folhas secas não são lixo mas sim cobertura vegetal rica para o solo! Adoro trabalhar com paisagismo - cultivo e construção - e sou apaixonado por apicultura.
Os meus filhos são a minha força e neles reside a esperança de um futuro melhor.